bom Ano NOvo a todos!
concordo que o nível do grupo azul tem descido, acho que ver isso é constatar um facto indesmentível.
mas recordo que, por exemplo, há 3 épocas, quando cheguei à II, a situação era inversa: o grupo azul na altura era melhor.
acho, de facto, que o "shuffle" no início da época, baralhando e distribuindo os clubes pelas duas séries, podia dar mais equilíbrio, evitando que o desnível se acentue.
mas, também, e sendo franco, acho que tirando o caso do Kobe que está a re-estruturar a equipa e por isso tem uma equipa muito menos competitiva, penso que também não há nenhum "abismo" entre o nível médio da maioria das equipas.
do lado azul, temos 4 equipas claramente mais fortes q as outras - eu sou um dos mais fracos, obviamente que não tenho problema nenhum em admitir isso, que é a realidade.
mas do lado vermelho, temos 5-6 mais equilibradas, e duas q tb não são assim tão fortes.
o q tenho notado é que , naturalmente as equipas menos fortes, em jogos q antevêm que podem perder, sobretudo fora, dão "tranquilos " e usam suplentes e jovens, e isso, pela análise dos ratings, pode dar a imagem de que são ainda mais fracas do que são na verdade..
resumo: o lado vermelho é mais forte, mas há apenas 3 épocas, era ao contrário, por isso, acho que tudo é cíclico e que o equilíbrio acaba por prevalecer ao fim de algum tempo...se bem q a ideia de sortear no início da época as equipas fosse mais justa, sem dúvida...
analisando de uma forma mais abrangente, acerca da perda global de qualidade das equipas, acho que isso pode ter a ver com a economia geral do BB; penso que há ainda muito a fazer nesse campo, caso contrário, estaremos a agravar o fosso entre equipas,pois , por exemplo, não consigo perceber porque é que nos jogos da taça, a receita de bilheteira não é apurada e dividida entre as equipas ( 2/3 para a equipa da casa, ou 2/*3 pra o vencedor, por ex...); uma equipa q vence uma eliminatória vence...50k....acho isto ridículo demais...
abraço!