É sempre a mesma questão, temos de andar sempre a escolher entre duas coisas muito boas. Porque raios não podemos gostar de Gato Fedorento e Contemporâneos ao mesmo tempo, sem andar a comparar constantemente o seu humor? Porque não podemos apreciar o Federer e o Nadal, temos de preferir um deles?
Neste caso específico, porque não podemos tirar proveito de ver ambos a jogar, sem comparações constantes?
Eu não acho o Ronaldo capaz daquela épica finta curta que o Messi dispõe, mas também não acho o Messi capaz de incomodar minimamente a defesa contrária em termos de jogo aéreo, coisa que o Ronaldo é dos mais perigosos do Mundo. Acho ambos génios do futebol. Não vou discutir talento para jogar futebol, isso é demasiado relativo, mas sim perigo para uma equipa contrária, e aí considero o Ronaldo mais forte. O Messi é anulável, o Ronaldo não. E porquê? Porque o Messi joga sempre da mesma maneira, apesar de não ser previsível: é um jogador de transporte de bola, de drible, tabelinha e, muitas vezes, finalização. E é essa a grande diferença entre ambos, para mim: o Ronaldo consegue ser extremamente perigoso com bola, e sem bola. É ponta-de-lança quando precisa ser, é matador mesmo sendo extremo. O Messi, se não tiver bola para construir, não é tão eficiente, e há jogos que passa completamente ao lado. E só pegando no que o RicardoRibeiro estava a dizer, não é que o Messi tenha um mau remate (aliás, tem um excelente remate). A diferença está na facilidade de remate, que o Ronaldo tem muito mais. Por fim, toda a garra e empenho que o Ronaldo põe no jogo são quase únicas, e isso tem de ser valorizado, porque é também uma capacidade, e essa o Messi não tem.
Agora, damena, muito sinceramente, o que eu não compreendo é esse afinco todo em preferir um argentino a um português. Eu adoro ver os dois a jogar, mas consigo gostar apoiar mais o Ronaldo. Já expliquei porquê, mas mais que não fosse por ser português, era sempre de preferir. Este país tem sempre mania de preferir o que não é nosso.