Eu falo, no nivel da Sub-21 nosso garrafão é dos melhores do mundo!
Mais que comprovado, pelo menos nessas últimas temporadas, que hoje não temos o melhor garrafão nem nas Américas quanto mais no mundo.
Estou com uma correria muito grande, não estou conseguindo passar aqui as análises e acompanhamentos que faço.
Entretanto, até mesmo por bom senso, mesmo assim, falei com o técnico e com a staff ao longo dessa repescagem para pelo menos passar minhas visões, principalmente contra o embate frente a Espanha.
Tudo bem que muitos vão se apoiar na falta da forma dos nossos jogadores, o que não deixa de ser um ponto, com certeza, bem crucial. Ainda mais quando 9 dos 13 jogadores espanhóis estavam com forma 9.
Desde muito antes, era necessário achar uma forma de pelo menos dar o famoso nó e minimizar o prejuízo, com a nossa forma baixa, mais ainda.
Logo, propus:
Briefing: A Nossa seleção tem problemas com a defesa, resistência e passe. Logo como já tinha sido abordado, táticas rápidas não poderiam ser usadas afim de minimizar os erros;
A Espanha tem uma defesa dentro e fora do garrafão excelentes, mas o ataque do garrafão é a força deles contra um ataque de perímetro muito fraco.
Tática Ofensiva: Isolamento Garrafão ou Movimentação [uma terceira opção seria Paciência]
Visando o embate debaixo da cesta, se jogássemos com alguma tática de garrafão - como acabou ocorrendo - nossas chances de marcar pontos era de 40-60 [40% de conversões, que ficou 38,1% ao fim do jogo]. No perímetro, sem chances, por sermos muito fracos.
Então a saída era uma tática que Mid-Range e essas táticas, Isog e Movi, eram o equilíbrio que precisávamos, pois, apesar dos nomes, elas tendem a arremessos de média-distância além de não serem tão rápidas [forçando nossos erros, que no jogo, por causa de BPD, nos custou 19 BP e 17 Faltas] nem tão lentas [caso o placar ficasse muito distante, não conseguiríamos alcançar]
Tática Defensiva: Pressão Quadra Toda ou 3-2
Pressão seria o mais adequado para o jogo, mas as nossas condições de resistência poderiam não favorecer. Então, 3-2 seria o melhor jeito.
Porque 3-2?
Justamente naquilo, de jogar no contrapé e fazer com que o passe não chegasse no garrafão. Nós apesar de não termos um ataque bom de perímetro, temos uma defesa boa. A ideia era pressionar a saída deles, forçando o erro ou o roubo, pontuar o quanto antes [com ISOG ou Movi] e recompor a defesa pra mais um embate destes.
Para melhor sistema defensivo ainda, com base nas skills, era os AA Mangano e Sugimura marcarem o AP deles [Sugimura acabou jogando como AP titular] Schelle e Colaço como ALA marcado o AA deles [Schelle jogou como AA back Up] e como AP Behar e Okanaya marcando os ALAs [Behar nem jogou e Kimiyama que é pivô jogou de ALA titular]
O que já seria difícil se tivesse ajeitado de tal forma ficou bem mais do jeito que foi e o resultado não dava pra ser diferente.
Usar 2-3 ou Individual e esperar eles dentro do garrafão, era uma péssima ideia, uma vez que a nossa defesa dentro do garrafão é ruim e o ataque deles é bem melhor, como foi provado. As chances de pontuação era 70-30 - na prévia que tinha feito, que acabou sendo +18% ao invés dos 20pp.
E claro, era arriscar o foco deles, que tava mais do que na cara que iam de Bola pra Dentro. E, nós também fomos previsíveis.
Se tivemos surpreendido, conforme sugerido e embasado, além de tudo, ganharíamos esse pequeno bônus contra a defesa deles, já que eles arriscaram Garrafão e iriamos ou de ISOG ou MOVI.
Claro que não sabemos se daria certo e venceríamos, mas acredito que teríamos mais chances de dar trabalho e assustar.