Sim, é um complemento para auxiliar junto as skils, stats e vista de jogo. Esses 4 elementos são o bastante para montar a melhor tática para cada jogo e com os melhores jogadores.
Logo, se você pensar que eu estou na LN e colocar meu trainee para jogar de pivô, vou tomar uma surra, e ele terá um índice muito baixo. Por outro lado, se eu estivesse na IV, meu pivô iria parecer um mito, com índice lá nas alturas.
Não. Isso que você citou acontece com as
statsComo disse, independente da liga, os
índices vão acusar se o jogador é bom ou não.
Usando então seu time como exemplo.
Começando pelo seu AF que disse que perde 3 bolas por jogo.
Ehud Hacohen:
P/M: 0,6
IED: 6,3
IQQ: 1,09
IEG: 5,61
Apesar das 3 BP por jogo, o IQQ dele é acima de 1,00, ou seja, ele ainda assim te cria mais oportunidades durante o jogo do que te dá dor de cabeça. Ele é o seu melhor jogador, pelo visto, na IEG, além de ser o melhor defensor do seu time também. A conversão de arremessos dele também é excelente.
Buffalo Braves:
P/M: 2,1
IED: 21,2
IQQ: 0,76
IEG: 17,58
Em contrapartida ao seu jogador, seu time tem um baixíssimo IED, ou seja, sua defesa é muito ruim, bem próximo do 20,0. O Ehud é excelente defensor, então, o problema defensivo está nos outros jogadores. E o índice é tão certo que podemos ver ele refletido nos seus números onde seu time tem
A DEFESA MAIS VAZADA da sua conferência - mais até que os últimos colocados - e a 3ª mais vazada da Liga.
Ao mesmo tempo, com 2,1 P/M, sua equipe é quem tem a maior quantidade da liga.
Olhando o IQQ, que indica que, de novo, exceto o Ehud, o restante da sua equipe mais erra e vacila durante os jogos além de, com o IEG perto dos 15,00, que é baixo para um time, indica que seu time também não faz outras coisas como, por exemplo, assistências, roubos e tocos. Ou seja, seu time está voltado para o individualismo, provavelmente concentrado em um único jogador.
Não vi os demais times da LN, ou seja, não sei se você conseguiria vencer essa temporada. Mas de maneira geral, não só pra LN como pro B3, você precisa arrumar a defesa e achar uns garçons e tirar os que jogam mal, para, claro, melhorar sue time e deixa-lo cada vez mais forte.
Fazendo um comparativo rápido com o meu time.
P/M: 2,5
IED: 23,8
IQQ: 1,18
IEG: 22,64
Sim, minha defesa também é ruim. E eu tenho ciência disso e sei como ajustar isso em um determinado jogo que preciso ter a defesa mais forte - mesmo com jogadores em baixa skills. Mas em compensação, sei que meu time cria mais oportunidade durante o jogo, ao contrário do seu, assim como a contribuição geral.
Fazendo outro rápido comparativo com o time que caiu na minha conferência essa temporada vindo da II:
P/M: 2,6
IED: 30,3
IQQ: 1,04
IEG: 24,08
Ele tem um excelente ataque e incrível defesa, o que reflete na defesa menos vazada da liga e um enorme saldo de pontos. Mas quando vemos IQQ, que estou melhor, IEG, que não estou muito longe, e considerando o fato que ele perdeu pra um time inferior ao meu, sei que vencer dele é uma questão de ajuste na tática apenas, além de saber qual é a fraqueza dele por acompanhar sempre, jogos, índices e stats.
Forma, skills, entusiasmo, tática influenciam na stats e, consequentemente, nos índices? Sim. Mas o peso é muito maior para um jogo do que quando analisado toda a história do jogador. Por isso que ter todos os registros de cada jogo, de cada jogador e time, identificando forma, skills, entusiasmo e as táticas que foram utilizadas - por você e seu adversário - aumenta a quantidade de dados e informações que você tem nas mãos, e tudo isso vira inteligência competitiva.
Por mais que não saibamos quando um jogador terá um mal dia, melhor arriscar isso com jogadores que sabemos que jogam bem e tem um equilíbrio maior nos 4 elementos do que com 1 que tá ali só por ter altas skills [e que estamos, desta forma, mais as cegas e correndo um risco maior]