Muito bom, eu concordo com praticamente tudo.
Sobre o equilíbrio, acho que nossa liga se fortaleceu muito, e o leste se recuperou das últimas temporadas. Não sei se alguém reparou, mas o leste era muito forte, até o Moikanos, que tinha um time forte, decidir cair, então aqui ficou o forte time do Palestra e alguns times que subiram (inclusive o meu), estes que ainda não estavam preparados para substituir o Moikanos como uma das forças da liga. O Palestra subiu, caiu o Morenense, que tinha um time de LN praticamente (e ainda me metia normal ¬¬ ashashasusa), e ninguém fazia frente a ele... Enfim, não teve equilíbrio e nesse meio tempo, tínhamos um time equilibrado aqui que cumpria tabela, e chutava os times do oeste na repescagem, e só, que era o Borobia Stars. Nessa temporada, caiu o Borobia, e subiu uns caras competindo com seriedade, querendo realmente permanecer e brigar, justamente o que a liga tava precisando pra melhorar a competitividade (O engraçado é que foi todo mundo melhorando meio que ao mesmo tempo, e hoje temos vários times que podem brigar praticamente de igual pra igual pelo título nas duas conferências).
Sobre a história do piso, eu não gosto dele, seria a favor até de retirar pra não prejudicar certas equipes mais fracas que sobem, mas a partir do momento em que se tornou abusiva essa tática de tanking, infelizmente ele precisa existir.
Só pra ilustrar o que eu disse, eu mesmo, quando subi (com meu lendário time de ídolos da III que chegou arrebentando aqui hasusahusa), pagava bem pouco de salários, algo em torno do piso atual, ou talvez uns 20k/30k a mais (se não me engano, era a menor folha salarial da liga). Sei que foram outros tempos, mas imagina se eu subo, e o piso é muito alto? Sairia prejudicado apenas por ter um time com salários baixos. Enfim, infelizmente, é complicado diferenciar o cara que tá abusando do tanking, do cara que tá com um time pouco custoso tentando algo na liga.
Gostei da ideia de ganhar mais uma grana (mesmo que pouco) por assistir os jogos, eu não costumo assistir por falta de tempo no horário (às vezes pego o final dos jogos), mas faria um esforço maior pra conseguir.
Agora, sobre os treinamentos, eu acho engraçado duas coisas: Uma, ter que jogar pra treinar, isso é no mínimo pitoresco, mas como já faz parte do estilo do jogo é tranquilo, todo mundo acaba acostumando mesmo que inicialmente seja confuso. A outra, é o fato dos BBs quererem jogadores equilibrados (e pra isso inventarem o tal cross-training), mas para treinar passe, ou defesa perimetro, ou arremesso, e afins em um pivô ele tem que jogar de AP 48 minutos na semana, isso não faz o menor sentido.
Não que eu seja a favor de facilitar o treino, mas se eles querem que os jogadores sejam equilibrados, porque não facilitar o treino, ao invés de inventar ideias mirabolantes?
Outra discussão interessante é a Copa, mas não sei se valeria a pena puxar esse assunto. Pessoalmente, eu sempre detestei o sistema, pois na maioria das vezes minha vontade era competir com seriedade na liga e tentar ser campeão, mas tinha uma copa no meio do caminho. Aí eu deveria escolher, entregar na copa arriscando com reservas (que em alguns momentos perderiam pra times da IV), ou poupar jogadores na liga. Eu sei que muitos vão dizer que o que importa é chegar nos playoffs e etc (Como disse o Giam em um comentário dessas discussões anteriores), e realmente tem razão de certa forma, mas eu gosto de tentar ser o melhor time, gosto de garantir o mando de campo pra mim, gosto de lucrar mais nas finais e etc. Aí você esbarra nesse sistema da copa, que, além do sorteio injusto, geralmente não traduz em nada qual o melhor time que jogou e você ainda conta mais com a sorte do que tudo, pois pode ser motado por times medíocres, pode pegar uma rodada complicada na liga e não poder poupar jogadores pra copa e etc... Eu não acho que ter o melhor time seja apenas sorte.
Era o que eu tinha pra comentar :P A quem ler, parabéns pela coragem