Hanks, Sei que a decisão final é dele, afinal, ele é o técnico. Por isso, através das análises, é pedido
gentilmente e as análises e conclusões foram descritas ao longo das postagens anteriores, o que acontece aqui sempre após os jogos da U21 é o debate, que vejo que está mais sadio do que os do início da temporada [em nenhum momento chegou ao nível ou perto de ser pessoal conforme do último aviso]
Aos Índices,
São fundamentados nas stats, através delas. Apenas eu as elaborei e fui adaptando e melhorando. Mas, nessa temporada, conforme citei a minha maior disponibilidade de tempo - por isso meu lançamento a candidato nas eleições - voltei a fazer as publicações na minha liga e utilizar as mesmas análises lá - pode ver aqui
(289935.10)De forma geral, os índices desmascaram os altos números maquiados em ligas mais fracas e baixos números em ligas mais competitivas. Por isso, também, para um índice mais assertivo, é preciso entre 15 a 35 minutos jogados. Abaixo ou acima disso pode sujar um pouco os índices e stats.
Os seja, os índices nos ajudam a acusar quem é jogador bom e quem é ruim, excluindo fatores externos. Um jogador bom, vai ser sempre bom e um ruim, sempre ruim. Claro que todos podem ter seu jogo de Jordan como também de Scalabrine, mas um, dois, três jogos não interferem no consolidado.
O
IED - Índice de Eficiência Defensivo é um cálculo feito através das stats que contam defensivamente.
Quanto mais alto, melhor.
Entretanto, para times, o ÍED costuma variar entre 20,0 e 30,0 sendo que quanto mais próximo ou menor do 20,0, pior defensivamente é o time e quanto mais próximo ou maior do que 30,0 melhor é o time defensivamente.
A variação para jogadores é de 1,0 a 8,0, sob mesma leitura.
O
IQQ - Índice de Qualidade em Quadra é um cálculo em resolução de fator que pega as stats que geram novas oportunidades e stats que trazem erros/vacilos. Esse índice vai mostrar qual time ou jogador que, a grosso modo, dá o sangue dentro de quadra ou que dá raiva.
Aqui, quando igual a 1,00, é neuto/médio.
Quando abaixo e quanto mais longe do 1,00 para baixo estiver, mais o time/jogador erra, entrega a paçoca, vacila, dá chances ao adversário.
Quando acima e quanto mais longe do 1,00 para cima estiver, mais o time/jogador cria novas oportunidades, força o erro do adversário, acerta mais
O
IEG - Índice de Eficiência Geral é uma variação do IQQ, mas com outras stats - praticamente todas - e calculadas de uma outra maneira e mede o quanto o time/jogador colabora/faz dentro de quadra.
Para os clubes/seleções, o índice varia de 15 a 25, quanto mais alto melhor o time.
Para os jogadores, entre 1,00 e 6,00.
Não necessariamente pegando os quem tem os maiores índices tornará o time ideal e imbatível - nunca.
Uma análise de
-
Índices;
-
Skills;
-
vista de jogo; e
-
stats .
devem ser usadas para formular os times ideais e convocações.
Por exemplo:
Do que adianta eu ter 5 jogadores acima de 1,00 em IQQ sendo que nenhum deles fazem mais de 10 ppj?
Do que adianta eu ter 5 jogadores com stats de DD mas todos com IED em 1,00?
Do que adianta eu ter 5 jogadores com 30 ppj com 20% de aproveitamento nos ARR e IQQ em 0,30?
Do que adianta eu ter 5 jogadores com 7,00 em IEG se eles tem 10 BP por jogo?
O Time/Convocação ideal virá de um equilíbrio de todos os fatores.
CLARO QUE quanto maiores skills, índices e stats for esse equilíbrio, melhor o time será.
Ai sim, a partir disso monta-se a estratégia para cada jogo, cada adversário, conforme táticas ofensivas, defensivas e plantel disponível. A Forma dos jogadores continua tendo o mesmo peso.
Só pra finalizar, quero lembrar que os índices não vieram para substituir o jeito de escalar/escolher jogadores e sim complementar.
MárcioSe conseguir fazer o Shaqs jogar de AP e Rondon de PIV, vá em frente.