Eu elaborei já tem alguns anos.
Saíram através das stats, juntei algumas, fazendo testes, refazendo, recalculando e fui aprimorando ao longo do tempo até que ficassem condizente que foram esse formato atual.
Igual eu disse, assistir um jogo e ver que o cara foi bem não significa - em números - que ele realmente é bom. E só as stats soltas que o BB nos dá fica muito mais superficial ainda. Quem tem mais paciência, como eu, de planificar tudo, comprar temporadas, jogadores, de diferentes potenciais, salários e stats consegue ter maior base.
Ai, resolvi montar os índices. Quando você pega um jogador com bom índice e vai assistir o jogo dele, ai sim, isso realmente vê que tem sentido.
CLARO QUE
Para começar a ter uma base confiável do índice, é necessário pelo menos 3 jogos - ainda mais para os jogadores do draft com 18 e 19 anos. Com estes em questão e demais mais velhos, com um único jogo já dá pra dizer que os índices são confiáveis - não por acaso eu acertei sobre o comentário do Espinhaço.
Porque eu sempre fui um ótimo drafteiro? Porque eu uso esses índices já no draft. E, mesmo que o potencial seja baixo, eu sei que o jogador consegue compor meu elenco bem.
Mas porque não podemos apenas se basear nos índices? Porque os índices não mostram quem é o cara que vai fazer aquele arremesso importante num momento crucial do jogo, e nem em quais jogos e em que tipo de tática determinado joga melhor, seja no ataque ou na defesa, qual que piora ou melhora quando jogo com "Técnico Decide" por conta da experiência e resistência [e quando isso acontece]... Os índices não vieram para substituir a forma de analisar, vieram para complementar com o fator de assistir jogos e habilidades
Indo mais afundo na montagem de times, "precisamos ter jogadores com índices perfeitos para ter um bom time"? Claro que no melhor dos mundo sim.
Mas por exemplo, usa-se eles para times com diferentes níveis no elenco.
Se eu tenho um cara que arremessa muito tem uma conversão de ARR muito alta, mas que em IED e IQQ é muito ruim, eu compenso colocando jogadores que cubram essa deficiência dele e que arremessem muito - ai a escolha da tática ajuda nisso. Mas você só vai saber qual tática é a melhor assistindo os jogos.
Isso também serve para draftar, como já disse, para comprar jogadores - para suprir alguma deficiência do seu time e tentar corrigi-lo - e para convocar.
E já dando pitaco, César Nunez 63,2% em ARR, 45,5% 3PT, 4,3 reb ofen, 6,1 de IED, IQQ 2 e IEG 5,59. Ele nem ajudaria muito no ataque, com 0,7 p/m, mas tem uma eficiência grande nos ARR - até de 3pts -, mas defensivamente o cara joga muito. Fora os tocos, roubos, ass e poucas faltas.