BuzzerBeater Forums

BB Brasil > SELEÇÃO U-21

SELEÇÃO U-21

Set priority
Show messages by
This Post:
11
277728.149 in reply to 277728.148
Date: 11/7/2017 6:41:10 AM
Salvem as Lulas
II.2
Overall Posts Rated:
4949
Caro amigo..... Nao tem o q explicar....... o time deles é melhor q o nosso. Simples assim. Nao esperava essa disparidade tamanha de resultado, ainda mais acertando GDP. Mas faz parte do show, precisamos do apoio dos GMs q tem jogadores na U21, principalmente qto a FORMA. Lembrando que BBmails sao mandados, comprometimento é de cada um.

Em relaçao a tatica de defesa, GDP como vc mesmo disse, é aposta. Caso erre, pelo menos na defesa, ajustamos. Agora é manter o foco e ir pra cima como sempre.

Abraços

This Post:
00
277728.150 in reply to 277728.149
Date: 11/7/2017 7:58:58 AM
Overall Posts Rated:
103103
Concordadíssimo sobre isso!

Bem pontuado sobre a forma, já tinha notado isso também e claro que isso vai do comprometimento de cada usuário de não deixar a forma dos jogadores da seleção cair.

Tendo em vista isso, considerando também que alguns dos nossos jogadores são de clubes estrangeiros, você acha que eles se comprometem em não deixar que a forma caia mais do que se estivessem com clubes e usuários brasileiros?

Comprometimento com treino e forma, com certeza, sempre será maior quando o usuário é da mesma nacionalidade dos jogadores, não precisa ser estatístico para entender o porque disso.

Por isso eu prezo por abrasileirar nossos times e seleções, é um trabalho longo e difícil mas que não nos deixa na mão dos estrangeiros.

Claro que muitos também jogam por aqui e ainda assim não se comprometem na forma e treinamento. Por isso no formato mesclado com jogadores de várias idades incentiva desde cedo o treinamento e forma com a análise de desempenho em quadra vai funcionar justamente nesse vácuo que temos hoje de comprometimento e que ira balancear essa diferença.

Tendo em vista ainda a continuação do trabalho, esperava-se superioridade contra todas as outras seleções - exceto Canadá e EUA. Uma vez que o trabalho continua, já tem uma base do que fazer, por mais que o elenco - na filosofia atual - se renove a cada temporada, ninguém espera que a continuidade de um trabalho piore [senão, não faria sentido para os que votaram em manter o trabalho]

Ainda sim, sabendo que o time da Argentina é superior e que estava certo da derrota, aí é que deveria colocar defesa 2-3, jogar de tranquilo e tentar algum nó tático, pois iriamos perder de qualquer forma mesmo, então, pelo menos, acumular entusiasmo e tentar surpreender.

Enfim, vamos continuar e que venha a próxima.

This Post:
00
277728.151 in reply to 277728.150
Date: 11/7/2017 8:27:55 AM
Salvem as Lulas
II.2
Overall Posts Rated:
4949
Só pra ponderar alguns fatores, eu nao esperava perder o jogo ontem nao. Nao me parece que os times tem muita diferença, porem se mostrou durante o jogo. Nao entendi pq de tanto arremesso dos jogadores de perimetro se jogamos de BPD.....mas isso, nem o jogo explica.

Sobre os treinos, nao acredito nessa historia de abrasileirar. Se um gringo compra um garoto brasileiro, no meu entendimento é pra treinar e revender pra ganhar dinheiro. Pelo menos eu entendo isso. E nao maioria dos casos, tenho bastante reciprocidade nas trocas de BBmail. Mas o fato da FORMA, derruba demais. Sendo gringo ou nao. Fica complicado.

Enfim, segue o jogo

This Post:
00
277728.152 in reply to 277728.150
Date: 11/7/2017 8:27:56 AM
Salvem as Lulas
II.2
Overall Posts Rated:
4949
Só pra ponderar alguns fatores, eu nao esperava perder o jogo ontem nao. Nao me parece que os times tem muita diferença, porem se mostrou durante o jogo. Nao entendi pq de tanto arremesso dos jogadores de perimetro se jogamos de BPD.....mas isso, nem o jogo explica.

Sobre os treinos, nao acredito nessa historia de abrasileirar. Se um gringo compra um garoto brasileiro, no meu entendimento é pra treinar e revender pra ganhar dinheiro. Pelo menos eu entendo isso. E nao maioria dos casos, tenho bastante reciprocidade nas trocas de BBmail. Mas o fato da FORMA, derruba demais. Sendo gringo ou nao. Fica complicado.

Enfim, segue o jogo

From: barba
This Post:
33
277728.153 in reply to 277728.152
Date: 11/8/2017 2:33:06 PM
Palestra Itália
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
298298
Second Team:
S.E. Palmeiras
Teríamos um grande ganho se fizessemos com a sub-21 oq conseguimos com a NT, em ter a base nos times nacionais, acho que o comprometimento é sim maior. Só não sei se isso é possível e to dando esse pitaco totalmente sem base nenhuma. Enfim, o importante é ter a comunidade unida e com um objetivo em mente.

This Post:
00
277728.154 in reply to 277728.150
Date: 11/13/2017 8:15:22 PM
Overall Posts Rated:
103103
BRASIL @ VENEZUELA

BOA NOITEEEEE... Vamos lá, penúltima rodada do Continental.

Nosso Cruzeiro do Sul da noite é:
Como AP Espinhaço, AA Zé Bolinha, ALA Padovan, AF Grecco e nosso eterno Jesus na pivotera.
Ambos os times com Movimentação e Individual, mas os venezuelanos tentaram adivinhar e fizeram preparação defensiva - mas errada.

Confronto hoje TENDE a ser tranquilo, mas, veremos.

Venezuelanos na frente... 5 @ 10, pedimos tempo, faltando 9m17 pra acabar.

Jesus e Espinhaço já tem falta.
Padovan está bem, 100% nos ARR, sendo 1 de 1 para 3 pts.
Zé tá desajeitado hoje.
Mais uma do Padovan pra encostas, 9@ 10, 7 pontos só dele.
9 pontos pro garoto em apenas 5 min, 11 @ 16.
Estamos na trocação com os caras, cestas pros dois lados virando. Padovan também soma 1 falta.
Espinhaço 1 de 3 ARR, cai também o aproveitamento do Padovan após tentativa de 3, Jesus com segunda falta... Outra falta, agora do Grecco. Ele ainda tenta duas seguidas sem sucesso.

Cordeiro entra no lugar do Padovan e Guimarães do Jesus. 13 @ 19
Xavier no lugar do Grecco.
"Maravilha" no lugar de Espinhaço, Ditão no de Zé e Padovan volta já marcando cesta, 16 @ 25

Marvilha 2 min dois erros de ARR

1Q 18 @ 25

Fim do primeiro. Não vou me precipitar, mas o frio está na barriga.

*peço desculpas, tive que dar uma paradinha pra atender minha mãe*

26 @ 34 faltando 7m30 pra acabar.
Espinhaço faz sua terceira ass para Padovan, 7 de 9 ARR, 15 pts em 15 min
Jesus 3ª falta.

Guimarães acerta uma de 3, 33 @ 34, mas faz uma falta antidesportiva.
Jesus também tenta uma de 3 mas erra, mas pegou rebote e acertou.

Constantes erros de arremessos pros dois lados.

2Q 35 @ 38

Apesar de termos encostado mais no placar, ainda não estou confortável. O frio sombra.

Voltando pro jogo, alguns erros mas Grecco acerta uma, 37 @ 38
#AgoraVai

Zé pro Jesus.. e levanto os braços pro céu, primeira vez na frente, 39 @ 38
Conexão Zé-Jesus mais uma vez.. 41 @ 40.
Apesar das 4 ass, Zé tem 4 turnovers, 2 de 7 ARR e falta.
Falando em falta, Grecco faz a segunda.
2 de 8 agora numa tentativa de 3...

43 @ 42, pouco mais da metade pra acabar com tempo pedido pelos venezuelanos.
A trocação é contínua, e toda hora a frente se inverte.

Padovan começou a errar muito agora...
Zé para Grecco.. 5 ass, abrimos 3 pts.
3ª falta do Bolinha
Espinhaço 1 de 6
Zé-Guimarães.. 50 @ 46, outro tempo dos caras.

Zé acerta uma de 3 faltando pouco pra terminar o terceiro. 53 @ 46

3Q 56 @ 46

Demos uma respirada agora no final. Parece que o time deles cansaram e os erros estão mais frequentes que os nossos. Vamos para o último e ver o que vai dar.

Jesus na 4ª falta.
Zé pra 3... 64 @ 48
Espinhaço pra Zé!

Começamos a errar bastante agora e eles acertarem... Diferença está caindo, ms ainda 11 na frente

Depois de uma trocação, os caras tão vindo forte faltando pouco mais de 1 min
Padovan acerta uma de 3 e ainda rouba a bola

Acabou...

FINAL: 78 @ 65

Passamos um sufoquinho desde o começo do jogo. Muitos erros de ARR e faltas, bolas perdidas.

Padovan hoje foi o destaque do jogo, mesmo perdendo a eficiência nos ARR.

This Post:
00
277728.155 in reply to 277728.154
Date: 11/14/2017 10:38:01 AM
Overall Posts Rated:
103103
ANÁLISES - PRIMEIRA CONCLUSÃO

Bom galera, como disse, o meu trabalho é o comprometimento com a Seleção, a U21 em principal, sendo técnico ou apenas um dos apetrechos para a melhora.

Quando disse que ia trazer uma nova filosofia, que é a mesma que uso para meu clube, não se trata apenas de ver o jogo ao vivo ou no replay.

O Basquete é um dos poucos esportes que treino e improviso, técnica e expertise, acaso e estatísticas se englobam tão bem - e quem sabe utilizar todos esses elementos juntos se consagra. Isso eu digo na vida real e dentro do BB.

Engana-se aqueles que achariam que eu ia ficar apenas comentados os jogos e criticando sob apenas essa perspectiva... É hora de trazer para os números agora. Contra fatos, não há argumentos.

Quando digo que o sucesso ou falha tem peso de 90% no Técnico, é porque ele é quem deve fazer o seu trabalho como tal. Fazer o melhor com o que se tem disponível e, em caso de fracassos, ter base para mostrar o porque falhou e apontar categoricamente e embasadamente seus motivos ou "de quem foi a culpa".

Antes de apresentar os números, devo tentar esclarecer alguns pontos:
- Quando se joga de Bola pra Dentro, por exemplo, não significa que apenas jogadores de garrafão arremessarão. Lembremos que a mecânica do jogo é se assimilar a realidade. Ou seja, o Técnico diz: vamos jogar atacando o garrafão. Beleza. Mas como disse, o Basquete engloba muitos fatores e elementos opostos de uma forma única. O que os jogadores tentarão fazer é fazer seus arremessos o mais próximo do garrafão, no melhor momento e com o melhor jogador disponível, conforme as movimentações de ataque e defesa. Então, se tiver um AP dentro do garrafão em condições de arremessar, é ele quem fará isso. Outro exemplo, porque arremessa de 3PT com Bola pra Dentro? Durante um jogo, se um jogador tiver ótimas condições [ou achar isso] de arremessar de 3PT ele vai fazer isso. Sem falar que, jogadores são teimosos e muitas vezes não ouvem o técnico. Quem já jogou basquete sabe disso.

O mesmo funciona com outras táticas. Claro que o time tende a fazer o que foi solicitado, e isso se reflete nos números.

- Como todos dizem - e concordam - que os EUA são a nossa inspiração, os números comparativos serão contra os deles - sim, eu também os estudei.

Quando se assume uma responsabilidade tamanha para com a seleção, acho que a dedicação que deve ser dada é muito maior do que só ver skills de jogadores.

Pode ser que já tenham visto ou feito algo do tipo, mas como não sei, eu fiz para embasar minhas críticas.

Acho que, além desta, vou conseguir dividir em outras 2 postagens: Uma um resumo da Seleção U21 e comparativo com os EUA U21 e a outra desempenho e números dos jogadores na seleção e no clube.

Não sei se vai caber tudo nesses dois, mas tentarei.

Já volto!

This Post:
11
277728.156 in reply to 277728.155
Date: 11/14/2017 11:56:16 AM
Overall Posts Rated:
103103
[SELEÇÃO EM NÚMEROS]

Nesses 5 primeiros jogos da Seleção U21, sem considerar os amistosos, pelo Continental, tivemos 4 vitórias e 1 derrota.

Ao lado, entre [], os do EUA U21
FG% [ARR%]: 44,5% [54,5%]
3PT% [3PT%]: 25,5% [33,6%]
RO-----13,4 [14,0]
TR:----53,4 [61,6]
ASS:--22,8 [30,2]
BP:----10,0 [7,0]
ROU:---7,8 [9,0]
TOC:---5,4 [10,8]
FAL:--12,2 [11,8]
PTS:--91,2 [121,6]

Visivelmente, do que já havia sendo comentado, nosso aproveitamento em arremessos são horríveis - e de fato são. Mas o que mais assusta é a quantidade de BP - Bolas Perdidas.

Como disse, não adianta só ver o jogo. Tem que colocar em números. Eu vejo se o cara joga bem e depois vejo seus números e aplico os Índices que criei para medi-los. Alguns já conhecidos, outros, talvez não conheçam.

O primeiro é P/M - Pontos por Minuto
A nossa Seleça faz 1,9 P/M enquanto o nosso benchmark 2,5. Essa pequena diferença por minuto é, no fim do jogo, como mostrado acima, 30 pontos em média.

O segundo, ÍED - Índice de Eficiência Defensiva
Aqui, a maioria dos clubes e seleções ficam entre 20 e 30 sendo quando cada vez mais próximo ou menor do 20 pior é a defesa e quando mais próximo ou maior que 30 melhor a defesa.

O IED da nossa Seleça é, como de se esperar, 22,7 enquanto dos EUA 29,2.

Já devem estar se perguntando, como melhorar esses números que, tecnicamente, também é a melhoria no jogo? Sim, bem simples, pegando jogadores que tenham os melhores índices e números como esses onde, teoricamente, irá fazer com que melhoremos. Mas vale lembrar que a tática a ser utilizada e entusiasmo e forma influencia quando na seleção, mas basicamente a relação é bem simples mesmo. Voltaremos mais a frente com isso.

O terceiro, ÍQQ - Índice de Qualidade em Quadra
Aqui, a equação sugere para o quão bom o time é dentro de quadra. Quando igual a 1,00, significa que o time é médio, nem tão bom, nem tão ruim. Quando abaixo de 1,00 e quanto mais longe dele para baixo, pior o time é. Inversamente o contrário, quanto acima de 1,00 e quanto mais longe dele para cima, melhor o time é.

A nossa seleça tem IQQ de 0,92 enquanto a dos EUA 1,22.

Queria poder falar das outras seleções U21 mas vou deixar para um momento posterior.

O quarto e último por enquanto, ÍEG - Índice de Eficiência Geral
Essa é uma variação do IQQ e não tem relação com a EFI medida pelas stats de +/-. Aqui quanto maior, melhor, mas geralmente, os clubes e times, rondam entre 15 e 25. Depois, mostrarei os parâmetros para jogadores [para todas os índices]

O da nossa seleça é de 17,48 enquanto o do benchmark é 23,92.

Ou seja, de forma geral, mesmo com jogos "fáceis" pra gente, não temos bom poder ofensivo, nem defensivo, nem qualidade, nem nada, nem em números, nem vendo.

Antes de mostrar os números dos jogadores pela seleção, vale lembrar que quando visualizamos de forma do clube/time não é o mesmo número quando juntamos todos os jogadores. O dos clubes/time são por jogos e dos jogadores, também, mas um jogador pode ter desempenhado de um jeito em um jogo e de outro em outro, o que muda muito na hora de fazer a média do elenco nas mesmas condições.

P/M
A média de pontos por minuto dos jogadores da seleça JOGANDO PELA SELEÇÃO é de 0,4.
Os mesmo, quando jogam por seus clubes também é de 0,4.

IED
Aqui, como falei de parâmetros diferentes, para jogadores sempre ficam ali entre 1 e 8.
Pela seleção, nossos jogadores tem média de 1,8
Pelos clubes, 3,0.

IQQ
Aqui os parâmetros não muda, o 1,00 é a base, pra baixo pior, pra cima melhor.
Pela seleção, nossos jogadores tem média de 0,97
Pelos clubes, 0,79

Ou seja, sim, pelo menos pela seleção eles jogam melhor do que nos clubes - mas ainda são ruins.

IEG:
Aqui, os parâmetro são entre 1 e 7.
Pela seleção, a média é de 2,23
Pelos clubes, 2,90.

Confirmando que quando se está na seleça, todos tendem a jogar melhor

This Post:
00
277728.157 in reply to 277728.156
Date: 11/14/2017 12:48:12 PM
Overall Posts Rated:
103103
NÚMEROS INDIVIDUAIS DO ELENCO

Agora, vou falar um pouco dos números individuais de cada jogador no plantel da nossa U21. Talvez não dê pra falar de todos, mas vou pontuar os principais.

Eficiência no ARR
Partindo dessa base, vou excluir os jogadores que jogaram apenas 1 jogo.

Nesse quesito, o pior é Álvaro Espinhaço, com 29,6% nos ARR. Ele fez 5 jogos, 0,3 P/M pela seleção, a mesma pelo seu clube. No quesito IED, pela seleça ele tem 0,6 [abaixo do 1 que é a base dos piores] mas no seu clube 1,4. O IQQ dele pela seleça é de 0,39 enquanto pelo seu clube 0,56. O IEG, pela u21 1,79, pelo clube 2,33.
Ou seja, mesmo quando a média é que o jogador jogue melhor na seleção do que no clube, ele está na contramão. Coincidentemente ou não, vou repetir meu primeiro comentário sobre ele no primeiro jogo: "não sei o que está fazendo na seleção...".

Abaixo dos 50% também estão Ditão [31,0%], Cordeiro [31,7%], Okanaya [33,3%], Padovan [46,6%], Martínez [48,3%] e Xavier [48,7%].

O melhor é Tico Paes Mendes com 90,0% nos ARR. Jogou apenas 2 jogos. 0,4 P/M tanto na seleça quanto no clube, seu IED é de 3,0 pela seleção e 3,9 pelo clube [bom número]. O IQQ pela seleção é de 3,33! Enquanto pelo seu clube é de 0,85, ou seja, esse dá o sangue na amarelinha. O IEG pela seleça é de 3,40 contra 3,03 no clube.
Aparentemente, um bom jogador que é pouco aproveitado na seleção.

Acima dos 50%, estão Hypólito [58,3%], Grecco [57,0%], [55,2%] e Jesus [54,8%]

PONTOS POR MINUTO

Também excluindo quem tem 1 jogo.
Nesse quesito, o pior jogador com pontos por minuto é Okanaya com 0,1 pela seleça e 0,2 pelo clube. Ele fez 2 jogos. No IED, 1,0 pela seleça e 1,2 pelo clube. No IQQ ele é melhor na seleção mas ainda muito ruim, 0,65 contra 0,42. IEG, 1,99 e 1,62.
Ele tem 7 apj na seleça e vejo que ele pode fazer mais pela seleção do que os APs que temos, mas sua forma sempre o prejudica.

Lembro que nenhum jogador faz mais do que 1 ponto por minuto, ou seja, cada jogador demora 2 minutos pra acertar um arremesso de 2 pts.

O melhor é Hypólito com 0,7 na seleça e 0,4 no clube. Ele fez 2 jogos, tem IED 2,0 pela seleça e 4,6 no clube, o que indica que está sendo mal aproveitado na seleção. O IQQ pela seleça é de 1,11 contra 1,02 no clube e IEG 1,87 e 3,34 no clube.

Este caso é bom pra explicar o porque no IQQ ele é melhor na seleça e no IEG, que é apenas uma variação do IQQ, ele é pior. No clube, ele é mais importante, joga mais e é mais aproveitado e tem médias de DD em pts e reb, ao contrário da seleção.

DEFENSIVA

O nosso pior jogador defensivo é o Espinhaço, como dito, 0,6. Todos os outros, pela seleção, estão acima da base 1.

O melhor, é Jesus com 4,1 pela seleça e 3,0 no clube. Tem 0,3 p/m na seleça e 0,5 pelo clube. IQQ de 1,19 e 1,01, IEG 3,26 e 2,96.

IQQ

Neste quesito, metade está acima de 1 e a outra abaixo. O pior é Espinhaço, o melhor Tico Paes. Jesus, Grecco, Hypólito, Guimarães, Xavier e Zé são os outros acima.

IEG

Aqui, Espinhaço é o pior também. Considerando que o médio jogador tem 3, pra baixo vai piorando, pra cima, melhorando, temos apenas 5 acima da média, o melhor é Padovan, com 3,43. Outros são Jesus, Tico, Grecco e Xavier.

Queria poder abrir mais os números mas vai ficar muito extenso.

Em resumo, considerando TUDO [esses números e do que venho assistindo, e sem ver as skills pq não tenho], e levando em conta que não dá pra convocar ou desconvocar, qual a seleção ideal?

Titulares:
AP: Xavier
AA: Padovan
ALA: Grecco
AF: Tico
PIV: Jesus

BackUp:
AP: Zé
AA: Cordeiro
ALA: Martínez
AF: Hypólito
PIV: Guimarães

Res: Okanaya e Plantier.

ou mudando uns

Titulares:
AP: Zé
AA: Xavier
ALA: Grecco
AF: Tico
PIV: Jesus

BackUp:
AP: Okanaya
AA: Cordeiro
ALA: Padovan

This Post:
00
277728.158 in reply to 277728.157
Date: 11/14/2017 4:50:52 PM
Overall Posts Rated:
3939
De onde sairam todos esses índices? Tem algum site que calcula ou vc que criou?

Last edited by Harvey at 11/14/2017 6:41:42 PM

This Post:
00
277728.159 in reply to 277728.158
Date: 11/14/2017 8:38:33 PM
Overall Posts Rated:
103103
Eu elaborei já tem alguns anos.

Saíram através das stats, juntei algumas, fazendo testes, refazendo, recalculando e fui aprimorando ao longo do tempo até que ficassem condizente que foram esse formato atual.

Igual eu disse, assistir um jogo e ver que o cara foi bem não significa - em números - que ele realmente é bom. E só as stats soltas que o BB nos dá fica muito mais superficial ainda. Quem tem mais paciência, como eu, de planificar tudo, comprar temporadas, jogadores, de diferentes potenciais, salários e stats consegue ter maior base.

Ai, resolvi montar os índices. Quando você pega um jogador com bom índice e vai assistir o jogo dele, ai sim, isso realmente vê que tem sentido.

CLARO QUE

Para começar a ter uma base confiável do índice, é necessário pelo menos 3 jogos - ainda mais para os jogadores do draft com 18 e 19 anos. Com estes em questão e demais mais velhos, com um único jogo já dá pra dizer que os índices são confiáveis - não por acaso eu acertei sobre o comentário do Espinhaço.

Porque eu sempre fui um ótimo drafteiro? Porque eu uso esses índices já no draft. E, mesmo que o potencial seja baixo, eu sei que o jogador consegue compor meu elenco bem.

Mas porque não podemos apenas se basear nos índices? Porque os índices não mostram quem é o cara que vai fazer aquele arremesso importante num momento crucial do jogo, e nem em quais jogos e em que tipo de tática determinado joga melhor, seja no ataque ou na defesa, qual que piora ou melhora quando jogo com "Técnico Decide" por conta da experiência e resistência [e quando isso acontece]... Os índices não vieram para substituir a forma de analisar, vieram para complementar com o fator de assistir jogos e habilidades

Indo mais afundo na montagem de times, "precisamos ter jogadores com índices perfeitos para ter um bom time"? Claro que no melhor dos mundo sim.
Mas por exemplo, usa-se eles para times com diferentes níveis no elenco.

Se eu tenho um cara que arremessa muito tem uma conversão de ARR muito alta, mas que em IED e IQQ é muito ruim, eu compenso colocando jogadores que cubram essa deficiência dele e que arremessem muito - ai a escolha da tática ajuda nisso. Mas você só vai saber qual tática é a melhor assistindo os jogos.

Isso também serve para draftar, como já disse, para comprar jogadores - para suprir alguma deficiência do seu time e tentar corrigi-lo - e para convocar.

E já dando pitaco, César Nunez 63,2% em ARR, 45,5% 3PT, 4,3 reb ofen, 6,1 de IED, IQQ 2 e IEG 5,59. Ele nem ajudaria muito no ataque, com 0,7 p/m, mas tem uma eficiência grande nos ARR - até de 3pts -, mas defensivamente o cara joga muito. Fora os tocos, roubos, ass e poucas faltas.

Advertisement