Sinceramente, quanto a subir e apanhar ou ficar na mesma, é sempre mais vantajoso subir e apanhar. O problema é que tem muita gente que desanima quando começa a apanhar ou desespera e toma decisões ruins.
Basta ver:
Vamos considerar um time que pague 450 mil por semana (salários, funcionarios e scout) e ganhe 450 mil por semana ma II. Ao subir pra primeira, não é difícil aumentar isso pra 600 mil. Vc olha e vê que não tem grana pra melhorar o time de maneira decente e que se não melhorar vai provavelmente cair. Opta por ir com o time que tem e tentar se segurar utilizando melhor as táticas e o entusiasmo. Melhor caso, permanece na LN e começa a fazer dinheiro em caixa (improvável).
Pior cenário:
Premiação pra subir da II pra LN - 1.000.000,00
Treze semanas de lucro na primeira divisão (são treze, né?) - 1.950.000,00
TOTAL - 2.950.000,00
Ao cair de divisão, vc ganhará uns 350,000 por semana com tudo (a queda de público é brutal). Vamos considerar que essa queda permaneça durante toda a temporada, o que não é verdade:
Treze semanas de déficit na II - 1.300.000,00
TOTAL ao final de duas temporadas - Lucro de 1.650.000,00
Isso eu to colocando sem a possibilidade de tanking, que eu também não gosto (apesar de todos poderem achar estranho, visto que acabei de cair e só tenho seis jogadores no time, mas isso é circunstancial. Eu gosto de jogar com 8-10 jogadores no elenco, dependendo do treino), pq se fizer o tanking quando for pra LN, ganha um bocado a mais. Essa conta vale pra todas as divisões. Sempre subir é financeiramente mais vantajoso, mesmo que vc caia na próxima temporada, desde que não se desespere e comece a fazer contratações bizarras e torrar o dinheiro sem pensar. É nesse ponto que eu sempre me ferro!
---
Quanto ao treino, vc tem total razão. Estou a três temporadas sem treinar e isso atrapalha demais financeiramente a equipe. Espero ter uma folga nas minhas finanças, colocar a casa em ordem, e voltar a treinar em breve. Se souber treinar, dá pra ganhar um belo troco a cada temporada vendendo um ou dois trainees piores, além da satisfação de ter um jogador que vc evoluiu no seu time.
Uma coisa que eu venho pensando é: Eu acho que dá pra fazer um jogador com potencial mais baixo (7), passível de jogar na LN sem fazer feio. Claro que não seria o craque do time, de forma alguma, mas acho que dá. E esses jogadores saem BEM mais baratos no mercado, do que os com potencial absurdo (9-10). Pra mim, se eu draftasse um 9-10, seria fantástico, mas pra comprar, vou procurar os 7-8 com melhor preço. Pretendo fazer isso a partir da próxima temporada e quando der frutos, ou não, vou ter dados pra embasar esse meu achismo.