BuzzerBeater Forums

Ajuda - Português (Portugal) > Plano de Treinos Matarroês: Bases Lançadores

Plano de Treinos Matarroês: Bases Lançadores

Set priority
Show messages by
This Post:
22
141303.1
Date: 4/19/2010 7:53:07 PM
Overall Posts Rated:
344344
Exemplo de um plano de treino a 4 épocas para um jovem Base Lançador.

Pressuposto: O jogador tem 18 anos, altura ideal ou perto do ideal para a posição (1m78 a 1m90), o treinador tem Nível 5 e treina sempre 1 posição com o objectivo de poder vir a ser chamado à selecção. Tem também potencial super-estrela ou superior o que lhe permite treinar no máximo da velocidade possível até aos 21 anos. Finalmente, tendo em conta que se trata apenas de um exemplo, o nosso jogador protótipo parte com os sub-níveis todos a 50% (i.e. se tem comum a algo, então assumimos que o valor real inicial seria 6,5, and so on).

Peguei num jogador da nossa BD que saíu no draft desta época. Não é um dos 10 melhores mas é porreiro para treinar.Obviamente este plano que irei apresentar como exemplo, é válido especificamente para este jogador. Mediante as características iniciais dos nossos treináveis há que fazer ajustes, da mesma forma que imponderáveis como lesões, jogar ou não a taça, playoffs e playouts influenciariam as nossas decisões semanais.

Skills iniciais:
Altura: 1m83
Lançamento: Comum Distância: Comum
Defesa Exterior: Respeitável Drible: Medíocre
Penetração: Medíocre Passe: Desajeitado
Lançamento Interior: Comum Defesa Interior: Comum
Ressalto: Medíocre Desarme: Desajeitado.
Resistência: Medíocre Lances Livres: Desajeitado

Época 1 - 18 anos

Cada época tem 14 semanas. Na primeira época, tendo em conta que os jogadores mais novos treinam mais rapidamente, vamos concentrar o nosso plano no treino de defesa porque é sem dúvida (a par da distância) o mais chato de todos. O nosso jogador já tem um bom nível inicial de defesa mas vamos optar por incrementar a mesma aproveitando o facto.

Treino de Pressão: 6 semanas.

O lançamento será o outro treino onde iremos colocar ênfase porque é importante e dá algum jeito que o nosso menino vá metendo alguns queijos durante este seu primeiro ano na equipa. Estando a distância a um nível semelhante ao lançamento, tendo como objectivo final deixar a mesma a 2/3 níveis e levando em conta que o treino de distância não representa uma melhoria muito acentuada nesta característica em relação ao lançamento do que o próprio treino de lançamento, optamos então por não treinar distância.
Treino de Lançamento: 5 semanas.

O nosso rapazo não treinará drible nem penetração esta época. O treino é rápido por isso pode ficar para mais tarde. Ele precisa de passe, tendo em conta que apenas passe treina passe, o que é uma chatice vamos aproveitar este 1º ano para treinar um pouco.

Passe: 3 semanas.

Final da primeira época, esperamos uma descida a resistência mas para já não a treinamos. Felizmente neste não será preciso mas poderíamos sempre fazer 1 semana de resistência ou lances livres no final da época ou na semana do All Star se já estivéssemos fora da taça.

Finalmente, um possível plano.

Semana 1 pressão: sem subidas. Defesa Exterior com um sub-nível muito alto.
Semana 2 pressão: subida a defesa exterior para forte.
Semana 3 Passe: subida do passe para medícore.
Semana 4 Passe: subida do drible para Comum
Semana 5 Lançamento: sem subidas. Lançamento com sub-nível muito alto.
Semana 6 Lançamento: Pop a Lançamento para Respeitável. Distância com sub-nível alto.
Semana 7 Lançamento: Pop a distância.
Semana 8 Pressão: Sem subidas. Com 8 semanas a treinar como secundária, esperamos um pop a penetração para comum.
Semana 9 Pressão: Defesa Exterior para Impressionante. A defesa interior (muito importante), poderá subir esta semana, ou no próximo treino de pressão. Vamos ser bonzinhos: pop a defesa interior.
Semana 10 Lançamento: Pop a lançamento para Forte ou sub-nível muito alto.
Semana 11 Lançamento: Sem subidas.
Semana 12 Passe: 2º treino de passe, subida para Comum.
Semana 13 Pressão: Sem subidas.
Semana 14 Pressão: Deverá ficar num sub-nível muito alto, com sorte poderá subir já nesta última

This Post:
00
141303.2 in reply to 141303.1
Date: 4/19/2010 7:53:34 PM
Overall Posts Rated:
344344
Época 2 - 19 anos

Se tivermos a jogar numa 4ª divisão, neste momento o nosso menino já é o maior pesadelo defensivo dos adversários e sem que se note muito já nos vai ganhando jogos secando os lançadores monoskills que abundam nas divisões baixas .
Ainda por cima, como ele cumpre os minutos semanais certinhos, normalmente estará sempre em grande forma.

Vamos então optar por continuar a treinar a sua defesa, com o sub-nível actual, 5 treinos deverão chegar para o
colocar em excepcional, ou muito perto disso, precisamos de:
Pressão: 5 semanas.

Vamos fazer 4 treinos de lançamento, mediante o desenvolvimento da distância, vamos dar apenas 1 treino. Queremos 3 pops a lançamento e vamos dar um rebuçado ao nosso Mini-Matarrão treinando 1 semana de 1c1. Isso deve garantir o terceiro pop a lançamento:
Lançamento: 4 semanas.
Distância: 1 semana.
1 contra 1: 1 semana.

Sobram-nos 3 semanas:
Esta época vamos treinar apenas 1 semana de passe, na época seguinte ele terá o pop. O importante é que o jogador vá treinando, a setinha é apenas uma sequência do nosso plano.

Vamos treinar resistência. Provavelmente, mediante a semana do treino, ele deverá voltar a medíocre e depois descerá novamente. Desajeitado num jovem de 19 anos é algo que não nos deve preocupar. Entretanto vamos também dar 1 treino de lances livres porque a equipa precisa. Poderíamos também imaginar uma chatice: o nosso menino lesiona-se 2 semanas! É a situação ideal para treinar resistência e lances livres. Temos então:
Passe: 1 semana.
Resistência: 1 semana.
Lances livres: 1 semana.

Plano da 2ª época de treinos:

Semana 1 Pressão: sem subidas.

Semana 2 Pressão: subida a defesa exterior para Admirável.

Semana 3 Lançamento: Subida para impressionante.

Semana 4 Lançamento: Este foi o 4º treino em que distância foi treinada como secundária. Subida para Forte.

Semana 5 Pressão: sem subidas.

Semana 6 Pressão: O sub-nível está agora novamente alto, perto do excepcional. Entretanto, drible e penetração estão novamente altos. Drible pode até subir, vamos treinar passe depois da semana do All Star.

Semana 7 Resistência: Este ano fomos de vela na taça, por isso encaixamos aqui o treino de resistência: subida para medíocre.

Semana 8 Passe: Subida a drible para Respeitável.

Semana 9 Lançamento: poderá subir esta semana, ou no próximo treino. Vamos ser mauzinhos agora. Ou não, penetração deve subir esta semana: Respeitável.

Semana 10 Distância: Lançamento para Admirável.

Semana 11 Pressão: Defesa Exterior para excepcional, que bicho dizem nos fóruns. O meu BL hoje está bebãdo, diz o nosso adversário no chat.

Semana 12 Lançamento: Tanto lançamento como distância estão agora a um nível muito elevado.

Semana 13 1contra1: Yuppppiiieee diz o Mini-Matarrâo. Pop a lançamento, drible e penetração ficam com sub-níveis muito altos. Se a equipa estivesse fora dos jogos decisivos, poderíamos optar por um treino de 1c1 a extremo. Talvez o lançamento não subisse já, mas ganhávamos uns importantes pózinhos de lançamento interior.

Semana 14 Lances livres: Azar! Perdemos na final de conferência... vamos treinar lances livres. Com o sub-nível inicial, lances livres sobem no primeiro treino: Medíocre

Olá sou o Mini-Matarrão e tenho 19 anos:
Lançamento: Admirável Distância: Forte
Defesa Exterior: Excepcional Drible: Respeitável
Penetração: Respeitável Passe: Comum
Lançamento Interior: Comum Defesa Interior: Respeitável
Ressalto: Medíocre Desarme: Desajeitado.
Resistência: Desajeitado Lances Livres: Medíocre

Last edited by Martinêz at 4/19/2010 8:02:33 PM

This Post:
11
141303.3 in reply to 141303.2
Date: 4/19/2010 7:53:49 PM
Overall Posts Rated:
344344
Época 3 - 20 anos

Já se sabe que os nossos selecionadores gostam de defesa, por isso não a vamos esquecer, esta época fazemos 4 treinos o que nos deve render 2 pops ou muito perto disso:
Pressão: 4 semanas.

Queremos colocar o lançamento sempre ao nível da defesa (ou muito perto, se repararmos fizemos sempre isso até agora). No entanto, esta época vamos treinar um pouco mais de 1c1 para subir as secundárias exteriores, por isso vamos dar apenas 3 treinos de lançamento. O outro pop virá de 2 treinos de 1c1 e 2 de distância. Isto se não obtivermos 3 pops.
Lançamento: 3 semanas.
1 contra 1: 2 semanas.
Distância: 2 semanas.

Sobram-nos 2 semanas de passe e mais 1 de resistência que consolidará o medíocre nesta característica. O nosso comum a lances livres está bem acima da média para esta idade e é algo que pode vir a ser treinado mais tarde.

Plano da 3ª época de treinos:

Semana 1 Lançamento: Pop a distância para Impressionante.

Semana 2 1 contra 1: Pop a drible e a Penetração: Ambos em forte.

Semana 3 Pressão: sem subidas.

Semana 4 Pressão: Com esta idade começa a ser difícil garantir subidas a cada 2 treinos, mas garantimos que o sub-nível está muito alto.

Semana 5 Passe: Subida de passe para Respeitável o que é um nível aceitável para BL's de 20 anos.

Semana 6 Passe: Não são esperadas subidas.

Semana 7 Resistência: Definitivamente a taça não quer nada connosco. Resistência para Medíocre. Não deverá descer novamente esta época.

Semana 8 Distância: Espera-se uma subida no lançamento. Lançamento em Excepcional.

Semana 9 Lançamento: Não se esperam subidas, tanto lançamento como distância deverão ter um sub-nível consolidado.

Semana 10 Pressão: Subida a defesa exterior para sensacional já razoável. Com isto concluímos um total de 10 treinos de defesa exterior por isso a defesa interior deverá estar quase em forte.

Semana 11 Pressão: O nosso craque tem agora defesa exterior em sensacional muito alto. A defesa interior estará em forte pelo que podem jogar contra nós em BPD que ele não se preocupa muito. Aliás, até o podemos colocar a jogar a extremo e aplicar uma tareia monumental ao extremo equilibradinho (ou EP) que jogará do outro lado. Perguntem ao Jaime de Sousa.

Semana 12 1 contra 1: então jogamos com ele a extremo, pronto. A qualificação para o playoff está garantida, aproveitamos para dar uns pózinhos de lançamento interior, podendo até subir este para respeitável. Uiiii que secundárias. E não seria exagero ver o drible e a penetração subirem para impressionante. Se não for já, é para a semana.

Semana 13 Distância: Não se esperam subidas.

Semana 14: Lançamento: Estamos na final e somos campeões: Lançamento em sensacional. Distância muito perto de subir.

Tenho 20 anos, não sou o melhor do país mas estou muito perto disso e ainda tenho 1 ano para subir:

Lançamento: Sensacional Distância: Impressionante
Defesa Exterior: Sensacional Drible: Impressionante
Penetração: Impressionante Passe: Respeitável
Lançamento Interior: Respeitável Defesa Interior: Forte
Ressalto: Medíocre Desarme: Desajeitado.
Resistência: Medíocre Lances Livres: Medíocre


Last edited by Martinêz at 4/19/2010 8:00:37 PM

This Post:
11
141303.4 in reply to 141303.3
Date: 4/19/2010 7:54:03 PM
Overall Posts Rated:
344344
Época 4 - 21 anos

O nosso jovem pode jogar contra os grandes bichos, os sub-níveis estão muito altos, pelo que ainda podemos subir rapidamente algumas skills, intimidando os selecionadores.

Semana 1 Distância: Distância deverá subir para Admirável. Um valor mais do que suficiente para este nível.

Semana 2 Pressão: Subida para extraordinário.

Semana 3 Passe: Poderá subir para forte. Para um BL de 21 anos, com este motor de jogo, é uma grande vantagem competitiva.

Semana 4 Pressão: Não se pode subir sempre né!

Semana 5 1 contra 1: Não são esperadas subidas novamente. Mas agora o Mini-Matarrão é um homem e já pode penetrar.

Semana 6 1 contra 1: Não me admiraria com um triplo pop: Lançamento em extraordinário, drible e penetração em
admirável.

Semana 7 Lances livres: All Star...Não sobe, subirá no próximo treino de lances livres (na próxima época). No entanto, as percentagens sobem sempre, nunca se esqueçam.

Semana 8 Pressão: Não há milagres. Há que passar no muro dos chorões, lamenta para aqui e para ali. Recebem um BB mail meu: "sobe para a semana".

Semana 9 Pressão: Defesa para fantástico.

Semana 10 Lançamento: Este treino existe! Não se esperam subidas.

Semana 11 Lançamento: Pois, pois...

Semana 12 Lançamento: Lançamento em fantástico. Distância muito alta. Já chega.

Semana 13 1 contra 1: Após 5 treinos de drible e penetração como secundárias este treino pode garantir mais um pop em cada, para excepcional.

Semana 14 Resistência: Algures durante a época pode ter descido mas muito provavelmente não. É agora comum.

O nosso puto estaria assim, ou muito perto de estar assim. Quiçá pior, quiçá melhor. Há sempre um randomzito no treino.

Lançamento: Fantástico Distância: Admirável (alto)
Defesa Exterior: Fantástico Drible: Excepcional
Penetração: Excepcional Passe: Forte
Lançamento Interior: Respeitável Defesa Interior: Forte
Ressalto: Medíocre Desarme: Desajeitado.
Resistência: Comum Lances Livres: Medíocre

Entretanto, durante esta longa caminhada, vendemos os seus companheiros de treino com o dinheiro dos quais reforçamos a equipa nas zonas interiores. Agora chega a parte complicada, continuamos a treinar o rapaz (aqui o potencial tem uma grande quota parte na decisão) para o levar até à selecção AA, ou vendemos o moço por um preço astronómico e estamos prontos a subir mais uma divisão? O sentimentalismo entra em campo...

Aberto a questões. Lembrem-se que foi só um exemplo.


Last edited by Martinêz at 4/19/2010 7:58:44 PM

Message deleted
This Post:
00
141303.6 in reply to 141303.4
Date: 4/20/2010 4:26:35 AM
Overall Posts Rated:
77
Sem tirar nem por ;)

Bird is the Word...
This Post:
00
141303.7 in reply to 141303.4
Date: 4/20/2010 4:51:57 AM
Overall Posts Rated:
206206
Muito boa explicação e pode dar uma pequena ajuda aos utilizadores mais inexperientes.

Já agora este com 19 anos não tá mau pois não?

Lançamento: impressionante Dist. de Lanç.: forte
Def. Exterior: impressionante ↑ Drible: impressionante
Penetração: respeitável ↑ Passe: comum
Lanç. Interior: comum Def. Interior: tenebroso
Ressalto: comum Desarme Lanç.: respeitável
Resistência: respeitável Lance Livre: impressionante

This Post:
00
141303.8 in reply to 141303.4
Date: 4/20/2010 6:37:36 AM
Overall Posts Rated:
407407

Entretanto, durante esta longa caminhada, vendemos os seus companheiros de treino com o dinheiro dos quais reforçamos a equipa nas zonas interiores. Agora chega a parte complicada, continuamos a treinar o rapaz (aqui o potencial tem uma grande quota parte na decisão) para o levar até à selecção AA, ou vendemos o moço por um preço astronómico e estamos prontos a subir mais uma divisão? O sentimentalismo entra em campo...

Aberto a questões. Lembrem-se que foi só um exemplo.


Melhor ainda. Continuamos a treinar o rapaz e compramos um EXT tuga de 18 anos para treinar exteriores durante 2 épocas. 2 épocas mais tarde passamos para treino interior e compramos um P tuga para acompanhar. 4 épocas mais tarde e ficas com um tridente tuguinha de fazer inveja.

Perguntar
This Post:
00
141303.9 in reply to 141303.1
Date: 4/20/2010 6:42:46 AM
Overall Posts Rated:
407407
Exemplo de um plano de treino a 4 épocas para um jovem Base Lançador.

Pressuposto: O jogador tem 18 anos, altura ideal ou perto do ideal para a posição (1m78 a 1m90), o treinador tem Nível 5 e treina sempre 1 posição com o objectivo de poder vir a ser chamado à selecção. Tem também potencial super-estrela ou superior o que lhe permite treinar no máximo da velocidade possível até aos 21 anos.


O que queres dizer com o que está a bold?
1.Que o potencial tem influência na velocidade do treino? ( o Godinho defendeu essa teoria com a experiência que teve com o Silves)
2.Que treinando 1 posição o potencial que indicaste nunca se esgota antes dos 21 anos?

Perguntar
This Post:
00
141303.10 in reply to 141303.9
Date: 4/20/2010 7:29:43 AM
Overall Posts Rated:
7777
É a 2º opção :)

This Post:
00
141303.11 in reply to 141303.10
Date: 4/20/2010 9:08:40 AM
Overall Posts Rated:
344344
Sim. Era a 2ª opção.

Em relação à primeira, não creio que seja assim mas é muito complicado ter certezas.

Penso, isso sim, que os pops tornam-se mais lentos à medida que o nível a atingir é cada vez mais alto. Ou seja, conseguir subir de maravilhoso para incrível, custa um pouco mais do que subir impressionante para admirável. Conjugado com a idade o efeito que o Godinho detectou no Silves poderá ter sido esse.

Eu penso que o potenciais têm sub-níveis o que torna ainda mais difícil saber se a questão colocada é verdadeira ou não. No entanto, pela experiência que temos com os postes super-estrela de 20/21 anos, parece que o problema da estagnação é mesmo algo que acontece instantaneamente. O jogador está a treinar à velocidade normal, e de repente há um pop que o faz chegar ao seu limite. A partir desse momento, parece que a velocidade do treino se torna infinitamente mais lenta. Volto a dizer que é muito complicado ter certezas neste aspecto.

Agora, de volta para o castigo. Hasta luego.